A história do Border Collie

Eu sou o Border Collie e sou uma raça de cão que foi desenvolvida na Grã-Bretanha. Sou descendente dos antigos cães pastores de renas, que foram parar na Escócia durante as invasões vikings. Se você for uma pessoa culta verá que os registros nos livros apontam para o meu surgimento em 1570. Com essa data antiga, ninguém poderá dizer que eu não tenho uma história. A maioria acredita que descendo mesmo dos lobos e se perceber bem, verá que tenho uma grande semelhança.

Nós, os cães pastores, fomos altamente utilizados para cuidar de rebanhos e não teve nenhum cão no mundo que fez isso tão bem quanto eu. Tenho muito orgulho da fama que tenho ao redor do mundo.

Existem várias afirmações também referente a tradução do meu nome. Alguns dizem que “collie” vem da palavra colley que é o nome de uma raça de ovelhas. Em inglês “collie” quer dizer trabalhador, o que, sinceramente, acho que tem tudo a ver com o meu nome e com a minha maior aptidão. Existe ainda “collie” numa tradução de uma palavra gaélica que significa útil. Tirando a que significa raça de ovelha eu gosto muito das outras duas (útil e trabalhador) que ficam mais charmosas para um cão tão eficiente como eu.

Telma da Camara