A quase extinção do Akita

Nossa escapou por pouco de ser extinta, tudo por conta da Segunda Guerra Mundial

Não sei se vocês sabem, mas minha raça teve origem no Japão. O nome da nossa raça é Akita ou Akita Inu. O nome Akita é devido a uma província no Japão com este nome e Inu em japonês quer dizer cão. Viu como sou culto?

A segunda guerra mundial quase causou a completa extinção da nossa raça. Nesses tempos difíceis, o exército japonês usava nossa pele para se aquecer e como o alimento era escasso... eles comiam a nossa carne. São histórias que meu tataravô foi contando e passando de pai para filho. Até hoje sentimos arrepios de escutá-las.

Graças a algumas pessoas que tiveram compaixão conosco e nos esconderam, alguns de nós sobreviveram a essa barbaridade humana. Quando a guerra terminou, alguns oficiais interessaram-se pelos Akitas e assim começou a preservação da nossa raça. Mas com poucos cães, não era possível manter a raça original e eles foram obrigados a fazer alguns cruzamentos. Os pastores alemães foram os mais utilizados, nessa época, para cruzar com nossa raça, mas outros cães japoneses também foram utilizados.

Telma da Camara