Evite que seus objetos sejam destruídos pelo cão

Não basta chamar atenção do cão para que ele não destrua suas coisas, é preciso uma atitude ativa com ele que envolve passeios e brincadeiras regulares

Por estresse, por solidão ou até mesmo por falta de exercício, posso destruir sapatos, sofás, plantas e muita coisa que encontrar pela frente.

Você, como ser humano, tem que avaliar o motivo de eu estar fazendo isso. Mas precisa saber que não faço isso pelo simples prazer de te irritar. Faço essas coisas para me distrair, para não me sentir só e não ficar entediado.

Este é um sinal de que não estou satisfeito.

Ao me ver rasgando ou destruindo algo e enquanto você não sabe o que eu quero realmente, você pode fazer um barulho forte com algum objeto, como, por exemplo, bater duas tampas de panela. Assim que eu parar, você pega o que estava comigo. Eu, assim como todos os cães, odeiam sons altos e, por esse motivo, vamos associar o barulho ao que estamos fazendo (de errado) e não faremos mais.

Não tente tirar o que estiver comigo na marra, como se fosse uma disputa, pois se você não for até o fim, ou perder, farei sempre isso com você, pois sentirei que sou mais forte e que liderei a situação.

Lembre-se: você é o líder!

Telma da Camara